Viamarca

Sinalização HorizontalTipo Marcas - Outras Marcas

Descrição:
Neste grupo incluem-se todas as marcas pintadas no pavimento e não incluídas nas rubricas anteriores. As rubricas a seguir indicadas contemplam as diversas inscrições tipo normalmente realizadas. Outras inscrições designadamente, nomes de localidades, regiões, locais de interesse turístico, etc., são incluídas na rubrica, e serão feitas de acordo com os elementos do projecto. A quadrícula sinalizadora da entrada dos desvios de emergência, é normalmente pintada em xadrez a vermelho e branco. Este trabalho inclui a pintura e portanto a utilização de todos os apetrechos necessários para o efeito e a pré-marcação da área a pintar. Inclui-se também neste grupo as linhas amarelas, em ziguezague na sinalização de proibição de estacionamento, e em quadrícula para delimitação das zonas de interdição de paragem em cruzamentos.
  
Critério de Medição:
À excepção das rubricas, todos os trabalhos deste grupo são medidos à unidade (un), e a respectiva quantidade corresponde ao número de marcas efectivamente pintadas. Os trabalhos referentes à rubrica (raias oblíquas), medem-se ao m2 e a respectiva área é uma área teórica determinada a partir dos desenhos de construção e igual à área da figura que envolve a zona a pintar, delimitada por linhas contínuas ou lancis.
Os trabalhos referentes à rubrica, medem-se ao m2 e correspondem à área efectivamente pintada.
Os trabalhos referentes à rubrica (outras inscrições), medem-se ao m2 e a respectiva área é uma área teórica determinada a partir dos desenhos de construção e igual à área da figura que envolve exteriormente a inscrição.
A quadrícula dos desvios de emergência mede-se ao m2, e a respectiva área corresponde à área da figura geométrica que envolve toda a quadrícula determinada a partir dos desenhos de pormenor.
A linha amarela em ziguezague é medida ao m2 correspondente à área efectivamente pintada.
A quadrícula das zonas de interdição de paragem nos cruzamentos, (16.05.2.3.11) mede-se ao m2, e a respectiva área corresponde à área da figura geométrica que envolve toda a quadrícula determinada a partir dos desenhos de pormenor.
 
Raias oblíquas paralelas - (m2)
Descrição:
Trata-se das marcações normalmente feitas nas zonas delimitadas por traços contínuos ou lancis, com o duplo objectivo de preencher parte desse espaço e simultaneamente encaminhar o tráfego por indicação do sentido.
 
Bandas cromáticas - (m2)
Descrição:
Refere-se às bandas cromáticas, normalmente utilizadas, para assinalar a proximidade de zonas de elevada perigosidade e para alertar para a necessidade de reduzir a velocidade. Costumam ser utilizadas conjuntamente com outro tipo de sinalização, designadamente com painéis especiais de identificação e com sinalização de código adequada. Recorrem ao efeito óptico, mas também ao efeito sonoro resultante da sua espessura (5 mm).
 
Triângulo de cedência de prioridade:
Descrição:
Refere-se à execução de sinais horizontais pintados de branco e com a forma de um triângulo.
Indicam ao condutor a obrigação de ceder a prioridade aos veículos que circulam pela estrada da qual se aproxima, e de parar, se necessário, perante o sinal de cedência de prioridade.
Identificam-se nas rubricas seguintes os diversos triângulos:
Com h=2,0 m - (un)
Com h=6,0 m - (un)
 
Inscrições STOP - (un)
Descrição:
Refere-se à execução de sinais horizontais pintados de branco cujo significado é idêntico aos seus homólogos verticais. Afectam unicamente a via ou vias sobre as quais estão pintados. Têm como função indicar ao condutor a obrigação de parar o seu veículo perante a próxima linha de detenção ou, se esta não existir, imediatamente antes da estrada que se aproxima, e de ceder a prioridade aos veículos que circulem por essa estrada.
 
Outras inscrições - (m2)
Descrição:
Refere-se a outras inscrições a fazer no pavimento de acordo com o definido no projecto.
 
Setas de selecção com 6,0 m:
Descrição:
Refere-se à pintura de setas em estradas constituídas por uma ou mais vias, numa extensão de 6 m, mediante a utilização de marcas longitudinais. Tal significa que todo o condutor deve seguir com o seu veículo, o sentido ou um dos sentidos indicados na via na qual circula. Tem como função indicar aos condutores que circulam nessa via os movimentos admissíveis ou obrigatórios no próximo nó.
Referem-se de seguida as diversas rubricas correspondentes às setas consideradas:
Simples - (un)
Duplas - (un)
Triplas - (un)
 
Setas de selecção com 7,5 m:
Descrição:
Refere-se à pintura de setas em estradas constituídas por uma ou mais vias, numa extensão de 7,5 m, mediante a utilização de marcas longitudinais. Tal significa que todo o condutor deve seguir com o seu veículo, o sentido ou um dos sentidos indicados na via na qual circula. Tem como função indicar aos condutores que circulam nessa via os movimentos admissíveis ou obrigatórios no próximo nó.
Referem-se de seguida as diversas rubricas correspondentes às setas consideradas:
Simples - (un)
Duplas - (un)
Triplas - (un)
 
  
Setas de desvio:
Descrição:
Refere-se à pintura de setas que indicam, aos condutores, o lugar onde devem fazer a mudança de via.
Referem-se de seguida os diversos tipos de setas de desvio:
Tipo I, em vias de 3,0 m - (un)
Tipo I, em vias de 3,5 m - (un)
Tipo II - (un)
 
Quadrícula para localização dos desvios de emergência - (m2)
Descrição:
Refere-se à pintura identificadora da entrada em desvios de emergência, pintada em xadrez branco e vermelho.
 
Linha em ziguezague, de cor amarela, na sinalização de proibição de estacionamento - (m2)
Descrição:
Refere-se à pintura de uma linha em ziguezague na berma da estrada, indicando a proibição de estacionamento no lado que lhe corresponde e em toda a extensão da linha.
 
Quadrícula, de cor amarela, na delimitação de zonas de interdição de paragem, em cruzamentos - (m2)
Descrição:
Refere-se à execução de uma linha, com a forma de um quadrado, que alerta os condutores para a proibição de entrar numa intersecção, ainda que o semáforo o permita ou gozem de prioridade, se a situação da circulação é tal que previsivelmente possam ficar detidos de forma a impedir ou obstruir a circulação transversal.