Profitinta

Perguntas Frequentes

Pinturas Exteriores

Paredes Novas

Quais os produtos recomendados para a pintura de paramentos exteriores numa obra nova?
Para a pintura de paredes exteriores novas que apresentem boas condições de reboco (isento de fissuração e irregularidades), recomenda-se a utilização do primário Isocrylcor e da tinta plástica Super P para acabamento. Trata-se de uma tinta plástica formulada com emulsões acrílicas, bastante flexível e lavável e deve ser aplicada em 3 demãos.
No caso de se pretender disfarçar alguns defeitos da base, deverá utilizar-se para acabamento a tinta plástica areada Supertex, numa aplicação em 2 a 3 demãos.

Repintura

Tratamento Anti-Fungos

Como tratar uma superfície contaminada com fungos e garantir a eficácia dos trabalhos?
De um modo geral, recomenda-se o melhoramento da ventilação nas zonas em causa. Efectuar a limpeza dos fungos com escova e lixívia diluída, seguido de enxaguamento e aplicação de um sistema especial anti-fungos, constituído por um desinfectante (Papafungos S), um selante anti-fungos (Papafungos I), e acabamento com tinta anti-fungos (Papafungos P).

Geral

Qual o esquema recomendado na repintura de paredes exteriores sem problemas?
Deve utilizar-se o selante anti-alcalino para paredes e tectos, o Isocrylcor e para um acabamento liso a tinta 100% acrílica e de elevada resistência às intempéries, a Hiperplástica. Aplicar 3 demãos. Como opção e para um acabamento com relevo, aplicar a tinta texturada de relevo médio com elevada resistência à luz, a Protextur. Aplicar 2 demãos, em que a primeira deverá ser diluída em cerca de 25% com água (esfregaço). Para uma pintura mais económica, recorrer à tinta texturada, Durtex.

Especiais

Como proteger uma fachada exposta a ambiente marítimo?
Utilizar um selante anti-alcalino do tipo Isocrylcor e finalizar a aplicação com uma tinta 100% acrília e formulada para ambientes fortemente agressivos, a Hiperplástica.

Qual o sistema de pintura elástica para fachadas?
Aplicar sobre uma demão de primário (Isocrylcor ou Profisol) uma membrana flexível com enorme elasticidade, denominada Ecoflex. Aplicar 2 a 3 demãos fartas e cruzadas para acentuar as propriedades de impermeabilização deste tipo de revestimento. Poderá ainda optar-se por uma membrana areada, a Textiflex, caso seja necessário disfarçar algumas imperfeições estruturais.

Restauro​ de Edifícios

Qual o procedimento para reparar betão com armaduras à vista?
Quando o betão já apresenta as armaduras à vista e oxidadas, aplicar sobre as mesmas (nos pontos de oxidação) o nosso produto Corrinib, que se trata de um conversor de ferrugem de aplicação directa sobre o ferro oxidado (ferrugem fixa). Aditivo para cimento formulado com emulsões acrílicas. É depois necessário refazer o betão com uma argamassa de enchimento aditivada com Durobetão. A proporção que indicamos deverá ser 1 litro de durobetão: 5 Kg de cimento. O revestimento final poderá passar pela aplicação de uma pintura acrílica de acabamento liso.

Como reparar fissuras em fachadas rebocadas?
Para colmatar a micro-fissuração, aplicar sobre toda a superfície 2 demãos cruzadas de um primário realizado com o produto Probetão,  cuja composição é feita na obra e consiste na mistura de 1 parte de Probetão, 2 de água e 3 de cimento, que pode ser branco. A aguada resultante é aplicada a rolo ou a pincel de caiar, com o objectivo de uniformizar a superfície e garantir uma excelente aderência ao produto a aplicar posteriormente. Ter em atenção que sobre este primário só poderemos prosseguir com a aplicação dos acabamentos após um período de secagem de 3 dias, no mínimo.
As fissuras de maior dimensão (dinâmicas ou estáticas) devem ser tratadas através da sua abertura em "V", limpeza completa (remoção de poeiras e partículas soltas) e preenchimento com argamassas aditivadas com Durobetão.

Existe algum tratamento colorido para betão?
Para o tratamento colorido do betão, propomos um revestimento pigmentado e opaco, o Betoncryl (para cores claras). Trata-se de um produto acrílico aquoso para protecção e decoração de betão e fibrocimento, com acabamento acetinado. Aplicar 2 a 3 demãos.
Para uma cor forte e translúcida, deverá recorrer-se ao verniz acrílico Aquapool Verniz, que se caracteriza pelo seu excelente desempenho na protecção de betão e outras superfícies em contacto com a água.

Pinturas Interiores

Paredes Novas

Quais os produtos recomendados para a pintura de paredes e tectos interiores estucados?
Para a pintura de paredes e tectos interiores recomenda-se a utilização do primário Isocrylcor (ou Profisol) e da tinta plástica, de acabamento mate, a Super M. Aplicar 2 a 3 demãos da tinta plástica. Alternativamente, poderá optar-se por uma tinta plástica de acabamento aveludado (meio-brilho) e portanto, mais lavável e com maior resistência à esfrega; o produto em questão designa-se por Supersoft.

Quais os produtos recomendados para a pintura de paredes e tectos interiores rebocados?
Para a pintura de paredes e tectos interiores recomenda-se a utilização do primário Isocrylcor (ou Profisol) e da tinta plástica, Profimed. Aplicar 2 a 3 demãos da tinta plástica.

Paredes com Fissuração

Como tratar paredes interiores com fissuração?
Aplicar um primário anti-alcalino para paredes e tectos, o Isocrylcor e após a sua secagem aplicar um barramento feito com um estuque sintético, betume pronto para reparação, para colmatação de fissuras em paredes lisas. Aplicar à talocha ou espátula. Sobre este barramento aplicar o acabamento pretendido.

Pinturas com Cores Fortes

Quais os produtos a utilizar em pinturas de alta pigmentação?
Propomos a tinta plástica interior/exterior de alta pigmentação, para paredes e tectos, a Proficor numa aplicação em 2 a 3 demãos. Com o mesmo efeito final, mas com a garantia de uma maior resistência à lavagem e aos Uvs, utilizar a tinta plástica 100% acrílica, a Dimulcor.

Cozinhas e Instalações Sanitárias

Quais os produtos recomendados para a pintura de cozinhas e WC’s?
Deve aplicar-se sobre 1 demão de primario (Profisol ou Isocrylcor), 2 a 3 demãos de uma tinta plástica acetinada lavável, com tratamento anti-fungos, a Supersilk. Se pretender uma acabamento mais brilhante e com uma excelente resistência à esfrega, aconselhamos o esmalte acrílico aquoso, a Profáqua.

Pinturas E​conómicas

Como realizar uma pintura sem dispender uma grande quantia?
Aplicar sobre o primário (Profisol) 2 a 3 demãos da tinta plástica de alto PVC, baseada em emulsões estireno-acrílicas, a Oportuni. Alternativamente, utilizar como acabamento a tinta plástica de alto PVC e para paredes de reboco areado, a Sotinta
De notar que este tipo de produtos apenas devem ser utilizados em garagens e arrumos em interiores.

Zonas com Salitre

Como solucionar os problemas causados pelo salitre?
Localizar a origem da água e tentar impedir a sua penetração na alvenaria, utilizando impermeabilizantes. Depois, há que limpar cuidadosamente com um pano seco (um pano húmido iria introduzir água na parede e consequentemente facilitaria o aparecimento de novas eflorescências). Aplicar um selante anti-alcalino (feito com resinas de tamanho de partícula mínimo, para impregnar em profundidade), o Dimulsol, seguido da aplicação de um primário de base cimentícia (Probetão), que promove uma barreira de elevadas resistências. Deixar secar durante 3 dias e aplicar a tinta de acabamento.

Tratamento de Pedras e Cantarias

Qual a solução para a protecção de pedra natural sem alteração à vista da superfície tratada?
Utilizar um impregnante incolor, o Protejarte. Trata-se de um hidrorepelente aquoso para telhas, ladrilhos, tijoleiras, fibrocimento, betão, pedra e tijolo. Não forma película, reduz a absorção de água e conserva a permeabilidade ao vapor de água das superfícies. Aplica-se com um pulverizador numa só demão, farta e uniforme.

Qual o verniz adequado para aplicar em pedras e cantarias?
O verniz de impregnação incolor para telhas, betão, pedra e tijoleiras, o Hipervelatura. Este origina uma película final brilhante e aplica-se em 2 a 3 demãos.

Tratamento de Tijoleiras

Como tratar tijoleiras com um produto que não descasque?
Aplicação de uma demão de um tapa-poros, o Primacera diluído em 400% com água limpa, e sobre este aplicar duas demãos de uma cera acrílica, a Acrilcer, em que a primeira demão deverá ser diluída em cerca de 40% com água.
É possível também optar por um esquema de aplicação diferente, que consiste na utilização de um verniz incolor ou colorido para betão e tijoleiras, em superfícies verticais interiores, nomeadamente o verniz Transvel. Película final brilhante. Aplicar 2 a 3 demãos.

Tintas de Silicato

Como obter uma acabamento mineral, semelhante ao da cal?
Aplicar globalmente um primário de impregnação especial, o Siliprimer, que consiste num material à base de silicato (fixador de silicato). Sobre o primário aplicar 2 a 3 demãos, com um intervalo de 12 horas, de tinta de emulsão de silicato mono componente, baseada num silicato de potássio líquido, a Silicapa. Este sistema é especialmente indicado para substratos minerais e é ideal para monumentos e edifícios antigos.

Telhados

Como hidrofugar um telhado?
Aplicar com pulverizador uma solução de silicones, a Protejarte, que consiste num hidrorepelente que não confere às superfícies tratadas qualquer alteração da sua textura, pois não promove película e vai evitar o enegrecimento prematuro dos materiais. Este produto contém aditivos fungicidas e algicidas.

Quais os produtos adequados para pintar telhas?
O produto mais eficaz consiste numa tinta de impregnação acrílica para pintura de telhas de cimento ou barro cozido, a Dimultelha. Caracteriza-se pela elevada resistência aos UVs. Aplica-se em 3 demãos e existe nas cores preto e telha.
A alternativa mais económica é a tinta acrílica de impregnação para pintura de telhas, a Decortelha. Também se aplica em 3 demãos e nas cores preto e telha.

Pavimentos

Como efectuar uma pintura anti-derrapante no pavimento de uma garagem?
Para a pintura de garagens com algum tráfego aplicar 2 demãos, sobre toda a superfície, de um primário realizado com o produto Probetão, cuja composição é feita na obra e consiste na mistura de 1 parte de Probetão, 2 de água e 3 de cimento. A aguada resultante é aplicada a rolo ou a pincel de caiar, com o objectivo de garantir uma excelente aderência ao produto a aplicar posteriormente.
Ter em atenção que sobre este primário só poderemos prosseguir com a aplicação dos acabamentos após um período de secagem de 3 dias, no mínimo.
Após a secagem do primário, aplicar 3 demãos da tinta acrílica de alta resistência Aquatrafic, tendo a preocupação de polvilhar, com a ajuda de uma peneira, uma sílica calibrada logo após a aplicação da 1ª demão da tinta e ainda enquanto esta se encontrar fresca. Após secagem dessa demão, dever-se-á varrer a sílica excedente. Esta operação realiza-se para criar anti-derrapância. Posteriormente, aplicar as restantes demãos.
Para um pintura normal o esquema de pintura é semelhante, apenas se exclui a incorporação da areia.

Piscinas

Qual é a tinta resistente ao contacto com água recomendada para piscinas?
É a tinta acrílica Aquapool. Este produto pode aplicar-se no interior de piscinas e outros locais húmidos, destacando-se pela excelente flexibilidade e elevada resistência química. Aplica-se em 3 demãos, sendo a primeira diluída em cerca de 15% com água.

Impermeabilizações

Quais os requisitos mínimos da base para aplicação de uma membrana de impermeabilização?
A base deve apresentar-se regularizada e isenta de partículas em desagregação. Sobre esta, deve ainda aplicar-se um primário de aderência.

Como impermeabilizar uma varanda/terraço em betonilha (impermeabilização armada)?
Aplicar 2 demãos com um primário realizado com o produto Probetão, cuja composição é feita na obra e consiste na mistura de 1 parte de Probetão, 2 de água e 3 de cimento. A aguada resultante é aplicada a rolo ou a pincel de caiar, com o objectivo de promover uma melhor aderência aos produtos a aplicar posteriormente.
Após secagem do primário (3 dias no mínimo) deve aplicar-se 1 demão do impermeabilizante, o Dimulestanque. Seguidamente aplicar uma rede em fibra de vidro Refª GF 4652 e, após um intervalo máximo de 24 horas, voltar a aplicar 2 demãos do impermeabilizante de modo a cobrir totalmente a rede, tornando-a praticamente imperceptível. A aplicação do Dimulestanque far-se-á em demãos cruzadas e fartas, de modo a obter um consumo entre 1,5 e 2 litros por metro quadrado.
Propõe-se que a colagem de cerâmicos não seja efectuada com cimentos-cola tradicionais, mas sim com um cimento-cola especial, o Supercola; este produto consiste numa cola baseada numa dispersão acrílica e formulada com inertes criteriosamente seleccionados, sendo fornecida em pasta e bastando, em obra, adicionar cimento em pó (30 a 40%). O cimento poderá ser branco ou cimento normal.

Como impermeabilizar uma varanda/terraço sem remover a tijoleira?
A impermeabilização poderá fazer-se directamente sobre os cerâmicos “antigos”, bastando para tal aplicar 2 demãos do primário de aderência realizado com o produto Probetão.  Todo o procedimento seguinte assemelha-se ao de uma impermeabilização normal, com aplicação de novos cerâmicos (ver em como "impermeabilizar uma varanda/terraço em betonilha").

Como impermeabilizar coberturas/terraços não transitáveis?
Aplicar 2 demãos com um primário realizado com o produto Probetão, cuja composição é feita na obra e consiste na mistura de 1 parte de Probetão, 2 de água e 3 de cimento. A aguada resultante é aplicada a rolo ou a pincel de caiar, com o objectivo de promover uma melhor aderência aos produtos a aplicar posteriormente.
Após secagem do primário (3 dias no mínimo) deve aplicar-se 3 demãos do impermeabilizante Dimulestanque, em demãos cruzadas e fartas. É importante que a impermeabilização se prolongue em alguns centímetros aos muros adjacentes.

Como impermeabilizar um reservatório de água?
O betão utilizado na construção da própria estrutura deve ser aditivado com Durobetão, uma vez que o cimento modificado com polímeros aumenta consideravelmente a sua capacidade de resistência à flexão e à compressão, fomentando também uma certa impermeabilização. A impermeabilização propriamente dita deve ser feita pelo lado interior, aplicando 2 demãos do primário realizado com o probetão e 3 demãos de dimulestanque.

Como impermeabilizar uma piscina em betão?
Ver em "como impermeabilizar um reservatório de água". No entanto, se houver lugar à aplicação de cerâmicos utilizar um cimento-cola especial, o Supercola.

Existe algum verniz para aplicar em piscinas sobre pedras e decks de madeira?
O produto chama-se  Aquapool Verniz UV. Trata-se de um verniz acrílico aquoso com excelente resistência aos UVs, indicado para a protecção de todo o tipo de superfícies que estejam em contacto com água e/ou locais sujeitos a algum desgaste físico, em interiores e exteriores. Aplica-se em 2  demãos.

Tratamento de Superfícies Metálicas

Pintura sobre Ferro

Como pintar elementos metálicos?
Efectuar uma lixagem ligeira de toda a superfície, para remoção de tinta desagregada e da oxidação (ferrugem) que se encontra solta. Aplicação, em todos os pontos de oxidação (de modo a garantir que esta esteja bem aderente e reduzida a uma camada mínima), numa única demão do nosso conversor de ferrugem Corrinib, que irá garantir a formação de uma película protectora do metal e a aderência do produto a aplicar posteriormente.
Seguidamente aplicar 1 demão de um primário anti-corrosivo, o acrílico aquoso Primaqua, na cor cinza ou vermelho. Terminar com a aplicação sobre este de 2 demãos de um esmalte alquídico aquoso, o Profilac. O Profilac consiste num esmalte universal baseado numa resina alquídica emulsionada em água, caracterizando-se pela excelente aderência, dureza e flexibilidade. Apresenta boa lacagem e elevado brilho.

Pintura sobre Metais Leves

Qual o esquema de pintura aconselhado para metais leves?
Efectuar uma lixagem ligeira de toda a superfície, para remoção de tinta desagregada e da oxidação (ferrugem) que se encontra solta.
Utilizar posteriormente um primário que pode ser de acabamento, o Dimulprimer, para aplicação directa em metais leves (alumínio, zinco,etc.) A sua aplicação deve ser de preferência à pistola e em 2 a 3 demãos; a primeira demão deverá ser muito fina e as seguintes numa aplicação normal, servindo de acabamento; este produto apresenta um acabamento acetinado e não descasca.

Tratamento de Madeiras

Envernizamento

Qual o produto recomendado para envernizar um soalho em que se exige uma boa resistência mecânica?
Existem dois produtos possíveis para essa finalidade: o Durtaco e o Dimulpor.
Antes de aplicar, dever efectuar-se uma lixagem ligeira de toda a superfície, tendo o cuidado de limpar todas as poeiras resultantes dessa operação. Aplicar nestas condições  o verniz de poliuretano modificado de base aquosa, Durtaco ou Dimulpor, em 2 a 3 demãos. Devem efectuar-se lixagens superficiais entre demãos.

Quais os vernizes e procedimentos mais indicados para o tratamento de superfícies verticais?
Efectuar uma lixagem ligeira de toda a superfície, tendo o cuidado de limpar todas as poeiras resultantes dessa operação. Aplicação de um sistema acrílico aquoso, constituído por um tapa-poros, o Taquaporos e por um verniz, o Supervel. Devem efectuar-se lixagens superficiais entre demãos.
Poderá optar-se também por um verniz alquídico aquoso, o Verniwood, de elevada flexibilidade e brilho e que apresenta uma pegajosidade mínima.

Pintura / Esmaltagem

Como esmaltar uma porta/janela em madeira?
Remover o revestimento anterior por lixagem ou queima e garantir a limpeza das poeiras resultantes dessa operação.
Aplicação de 1 demão de uma sub-capa acrílica aquosa de fácil lixagem, a Capacril (este produto contém preservantes para madeira), seguida de 2 demãos de um esmalte alquídico aquoso, o Profilac.

Outros Tratamentos

Existe algum produto que preserve a madeira e a torne imune ao caruncho?
Trata-se do Xilacril e consiste num imunizador acrílico aquoso, contendo bactericidas e insecticidas específicos. Possui um elevado poder penetrante por forma a proteger a madeira contra o caruncho, podendo classificar-se como um verniz de impregnação. Aplica-se numa só demão e pode ser incolor ou colorido.

Aditivos para Cimento

Qual é o aditivo mais vulgar na realização de primários de aderência de base cimentícia?
Esse aditivo é o Probetão, encontrando a sua aplicação na realização de um primário de aderência para superfícies vidradas ou asfálticas, e ainda como película de aderência para promover a colagem entre reboco velho e novo.

Quais as características que o Profilatex melhora na argamassa?
O Profilatex é um agente de aderência para a realização de argamassas aditivadas, películas e emborros impermeavéis de aderência. Geralmente o efeito principal que se obtém com a adição de Profilatex na argamassa é a melhoria da aderência ao suporte, mas também se consegue uma argamassa mais densa e compacta e, consequentemente, mais impermeável e com maior plasticidade.

Como melhorar a impermeabilidade dos rebocos?
Adicionando-lhe o nosso Durobetão. Este produto é baseado numa resina acrílica pura e vai plastificar o betão, conferindo-lhe maiores resistências físicas e impermeabilização.

Quais as argamassas recomendadas para reparações em elementos de betão?
São as argamassas realizadas com o aditivo Durobetão. Este aditivo encontra uma das suas aplicações na realização de argamassas de reparação e regularização, plastificando-as e promovendo-lhes óptimas aderências. A proporção que indicamos deverá ser 1 litro de durobetão: 5 a 50 Kg de cimento, conforme as exigências.

Aditivo Anti-Fungos para Tintas

Como aditivar uma tinta sem tratamento anti-fungos?
Incorporar na tinta um aditivo anti-fungos, o Papafungos, conferindo-lhe grandes resistências ao desenvolvimento de qualquer tipo de microrganismo. Juntar uma embalagem (160 g) por cada balde de 20 litros de tinta.