Lena Agregados

DESCARBONIZAÇÃO DA INDÚSTRIA - PROJETO Nº 437 (PARTE 1)

A Lena Agregados é promotora do projeto de investimento nº 437, denominado LENA AGREGADOS SUSTENTÁVEL, apoiado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto de descarbonização a realizar no centro de produção da Lena Agregados situado em Fátima, tem como principais objetivos: a diminuição da pegada carbónica e a incorporação de energia de fonte de renovável.
O projeto de investimento desenvolvido pela Lena Agregados abrange várias das principais fontes de consumo de energia da central de betuminosos instalada naquele centro de produção, visando a alteração do perfil de consumo de energia primária.
Para o efeito, a Lena Agregados irá proceder à instalação de uma Central Fotovoltaica para Autoconsumo (UPAC) que produzirá eletricidade, para autoconsumo a partir de fonte solar, que será consumida por uma Central de Misturas Betuminosas Elétrica a instalar no mesmo centro de produção.
Assim será possível aumentar a autossuficiência da Lena Agregados em energia elétrica e reduzir os seus atuais consumos de gás natural.

Com a execução destas iniciativas previstas neste projeto, a empresa conseguirá atingir uma redução de 174 tCO2Eq (toneladas de CO2) nas emissões de gases para a atmosfera, que correspondem a -27% das emissões totais da instalação, acompanhando a redução da pegada da energia consumida, em 102 Tep (toneladas equivalentes de petróleo), o que corresponde a -21% do total de consumo.