Add.Additive - add additive manufacturing to Portuguese industry
Projeto mobilizador cujo objetivo principal consiste em dar resposta às grandes questões de investigação e desenvolvimento que incidem sobre a relação material-processo em métodos de Fabrico Aditivo, alicerçando-se num conjunto de copromotores com saber e experiência nos domínios técnico-científicos relevantes e com representatividade nacional e internacional.
O projeto mobilizador Add. Additive pretende alavancar a valorização dos resultados em diversos setores, através de uma estratégia coordenada entre parceiros industriais e institutos e centros de investigação, sendo o conhecimento gerado valorizado por via de atividades de criação, difusão, transferência, utilização e incorporação de tecnologia assentes em três pilares: ciência e desenvolvimento tecnológico; internalização de saber e tecnologia pelos tomadores; e utilização dos mesmos pelos potenciais utilizadores finais.
O consórcio é apoiado na tomada de decisão estratégica por um conselho consultivo, formado por entidades e empresas potencialmente tomadoras dos resultados do projeto, bem como por representantes de entidades científicas e tecnológicas e organismos públicos cujo interesse e foco de investigação correspondem aos do projeto. Este conselho é dinamizado pela ADIRA – líder do projeto.
O projeto está estruturado em PPS, sendo que cada um deles apresenta um conjunto de atividades subdivididas em tarefas. Por forma a obter o alinhamento da estrutura global do projeto em termos do cumprimento dos seus objetivos e metas é, neste ponto, apresentada a estrutura de cada PPS (produtos/processos/serviços).
Este PPS’s pretendem explorar a tecnologia existente de forma a potenciar e/ou otimizar a produtividade, conduzindo à diminuição de custos.
Atuando num setor estratégico a nível nacional e exportador, por excelência, os promotores empresariais contribuirão para o reforço do posicionamento deste setor no mercado internacional e para o posicionamento de Portugal enquanto marca de referência no desenvolvimento de soluções inovadoras.
A Lena Agregados é copromotor do PPS2, pretende-se apresentar novas abordagens de processos de fabrico aditivo de grandes, médias e pequenas dimensões, com várias aproximações de processamento de materiais cerâmicos e cimentícios.
Durante o decorrer de 36 meses, no âmbito deste PPS, serão explorados vários temas, como as técnicas de deposição, os materiais reforçados, os materiais reutilizados, os sistemas ciberfísicos embebidos, os materiais hierárquicos adaptativos, e ainda a inclusão de componentes por fabricação aditiva em peças injetadas (hibridização).
- Ficha Projeto Add.Additive (pdf, 747,14 Kb)