Recuperar Portugal: aprovado projeto de 1,9 milhões para uma Lena Agregados Sustentável

Lena Agregados

Data da notícia: 11 Junho 2024

A Lena Agregados, uma empresa do Grupo NOV Indústria, que se dedica à produção de agregados e
betuminosos, submeteu candidatura no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto de Descarbonização da Indústria para uma Lena Agregados Sustentável foi agora aprovado pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., com um custo total elegível de 1.899.473 euros, e um prazo de implementação até final de 2025.
O investimento será a realizar no centro de produção da Lena Agregados situado em Fátima, e tem como principais objetivos a diminuição da pegada carbónica e a incorporação de energia de fonte renovável. Este projeto abrange várias das principais fontes de consumo de energia da central de betuminosos instalada naquele centro de produção, visando a alteração do perfil de consumo de
energia primária.
A Lena Agregados irá proceder à instalação de uma Central Fotovoltaica para Autoconsumo (UPAC) que produzirá eletricidade a partir de fonte solar, e que será consumida por uma central de misturas betuminosas elétrica a instalar no referido centro de produção. Será, assim, possível aumentar a autossuficiência da empresa em energia elétrica e reduzir os seus atuais consumos de gás natural.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, e visa implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao
longo da próxima década. O PRR é financiado pela União Europeia, pretendendo assegurar o crescimento sustentável de longo prazo para responder aos desafios da dupla transição climática e digital.

O Grupo NOV pretende estar na frente neste processo de transição, prevendo diversos projetos que visam a sustentabilidade ambiental nas suas empresas ao longo dos próximos anos. O investimento neste projeto de diminuição da pegada carbónica e de minimização do impacto ambiental é mais um exemplo do compromisso do Grupo NOV, e da Lena Agregados, em promover a inovação e modernização dos seus processos.

Para além do centro de produção de Fátima, a empresa possui ainda instalações em Alenquer, Castelo Branco, Castelo Vide, Chamusca e Rio Maior.

Do Grupo NOV Indústria fazem ainda parte as empresas Lenobetão, Ecopaint, Viamarca e Equimetra.