LENA AGREGADOS - Projeto em energia renovável em execução no centro de produção de Fátima
Lena AgregadosData da notícia: 30 Setembro 2024
A Lena Agregados, uma empresa do Grupo NOV Indústria, que se dedica à produção e comercialização de agregados e misturas betuminosas, submeteu candidatura no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem em curso o projeto de investimento nº 437.
O investimento a realizar no centro de produção da Lena Agregados em Fátima tem como principais objetivos a diminuição da pegada carbónica e a incorporação de energia de fonte renovável.
A Lena Agregados está a terminar a instalação de uma Central Fotovoltaica para Autoconsumo (UPAC) constituída por 730 painéis que totalizam uma potência instalada de 423,40 kWp para produção de eletricidade a partir de fonte solar.
Concluída a instalação da Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), a fase seguinte será a realização de ensaios das proteções ao nível da interligação com a rede, operação à qual se seguirá a obtenção da Licença de Exploração, necessária para operar a instalação.
A eletricidade produzida será consumida por uma central de misturas betuminosas elétrica a instalar no referido centro de produção. Será, assim, possível aumentar a autossuficiência da empresa em energia elétrica e reduzir os seus atuais consumos de gás natural.
Este projeto na Componente 11 - Descarbonização da Indústria, integrada na Dimensão Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa alavancar a descarbonização do setor industrial e empresarial e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, concretizando medidas do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) e contribuindo para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono.
Para além do centro de produção de Fátima, a Lena Agregados possui ainda instalações em Alenquer, Castelo Branco, Castelo Vide, Chamusca e Rio Maior.