RECUPERAR PORTUGAL: Lena Agregados avança com Projeto na Descarbonização Industrial e na Produção de Energia Renovável para Autoconsumo.

Lena Agregados

Data da notícia: 24 Abril 2025

O compromisso com a sustentabilidade e inovação, por parte do Grupo NOV, levou a empresa Lena Agregados a apostar numa central fotovoltaica e numa central de misturas betuminosas elétrica. O projeto, implementado no centro de produção de Fátima, contempla investimentos em processos e tecnologias de baixo carbono na área industrial, nomeadamente a incorporação de sistemas de energia de fonte renovável e de armazenamento de energia.

O projeto, implementado no centro de produção de Fátima, contempla investimentos em processos e tecnologias de baixo carbono na área industrial, nomeadamente a incorporação de sistemas de energia de fonte renovável e de armazenamento de energia.A iniciativa surgiu como resposta direta à necessidade de modernização do setor da produção de agregados e misturas betuminosas, alinhando‑se com as metas europeias de neutralidade carbónica para 2050.

A Lena Agregados dá, assim, continuidade ao seu Projeto 437 – Descarbonização da Indústria, cofinanciado no âmbito da componente C11 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este plano visa reduzir significativamente a pegada de carbono das operações da empresa, reforçando a aposta em processos e tecnologias de baixo teor de emissões, com recurso a fontes de energia renovável. Por outro lado, pretende otimizar custos energéticos e fortalecer a posição competitiva num mercado cada vez mais exigente em sustentabilidade e inovação

No projeto apresentado e aprovado no âmbito do PRR, a tipologia de investimento e medidas propostas baseiam-se em duas áreas essenciais:

  1. Processos e Tecnologias de Baixo Carbono na Indústria, com instalação de uma Central de Misturas Betuminosas Elétrica (modelo ARCEN AB/C 140‑T1sm).
  2. Incorporação de Energia de Fonte Renovável e Armazenamento de Energia, com implantação de uma Central Fotovoltaica de 422,9 kWp, composta por 762 módulos JAM72S30‑555MR, cuja produção estimada de 621,5 MWh/ano, alimentará em autoconsumo a central elétrica.

Neste momento, a implementação do projeto encontra-se na sua fase final.

A 1ª fase traduziu-se na conclusão de estudos, dimensionamento, projetos elétrico e estrutural, aquisição de módulos, cablagens, inversores e no início da montagem da Central Fotovoltaica.

A 2ª fase do projeto visou a finalização da produção modular da Central Asfáltica Elétrica e ainda a desmontagem da antiga estrutura, a edificação da fundação e os restantes trabalhos de instalação elétrica e montagem inicial da Central de Misturas Betuminosas Elétrica.

A iniciativa reforça o compromisso da Lena Agregados com a liderança no mercado de agregados e misturas betuminosas, integrando práticas sustentáveis que elevam o padrão de qualidade e fiabilidade dos seus serviços.

A eletrificação da produção e a transição energética representam um passo decisivo para consolidar a empresa como parceira de negócios hoje e no futuro.